Autor Tópico: Como instalar o driver da placa de video???  (Lida 16898 vezes)

zaineSLED

• Membro Jr.
  • **
Como instalar o driver da placa de video???
« Online: Dezembro 13, 2006, 11:40:44 pm »
     Galera sou prenaturo no linux tenho apenas quatro dias de vida!!! Estou usando a versão do Suse 10, mas pesquisando na internet e uns videos do tal XGL!!! Ja tava empolgado mais depos dessa cai para tras...fantastico!!!!
       Bom mas vamos as minhas duvidas, 1º Como faço para instalar o driver no modo de texto, ja que quando estou la nã consigo acessar o diretorio correto onde esta o driver? 2º Como faço para acessar o diretorio onde esta o meu driver no modo de texto? ja testei alguns tutorial, mas quanto executo esse comando (sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-8762-pkg1.run) nada acontece!!! tenho de acessar o diretorio onde o drivers da placa esta para pode executar a instalação? ??? ??? ??? Como faço isso? ???  ??? ???A minha placa de video e um geforce 128MB FX 5200 , como posso saber se baixei o driver correto dela? ??? ??? ??? Espero que possam me ajuda com essas duvidas!!! fico aguardando alguma reposta! valeu abraços!!!!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Como instalar o driver da placa de video???
« Online: Dezembro 13, 2006, 11:40:44 pm »

kruger

• Membro
Re: Como instalar o driver da placa de video???
« Responder #1 Online: Dezembro 14, 2006, 06:49:43 pm »
Primeira coisa, faça exatamente o que diz em http://www.suse.de/~sndirsch/nvidia-installer-HOWTO.html que deve funcionar.

Pelo que vi, você está tentando instalar pela linha de comando. Não esquece de ir para o runlevel 3 (digitando em um terminal "init 3", sem apas, claro) e descarregar qualquer módulo da NVIDIA que por ventura esteja carregado (digitando "rmmod nvidia"). Mas, como iniciante, recomendo que você tente instalar o driver pelo yast (digitando "yast" na linha de comando), conforme indica o howto do link (que conta com mais instruções), e se não der certo, tenta pela linha de comando, também conforme indica no howto.

Como você está tentando instalar manualmente, também deve possuir os pacotes "kernel-source", "make" e "gcc". Você pode instalá-los pelo Yast2 no ambiente gráfico mesmo. E o comando correto seria "sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-9629-pkg1.run -q" (notou o "-q"?). O número "9629" pode mudar, coloque o nome do arquivo exatamente igual ao que você baixou. É claro que para executar este comando você deve estar no diretório que se encontra o arquivo de drivers. Para isso, assim que você estiver na linha de comando, digite, por exemplo, "cd /home/seunome/Downloads", comando que pode variar conforme onde está o seu arquivo. Utilize o comando "ls" para ver se o seu arquivo está neste diretório mesmo. Leia o howto com calma, sem pular nada, que você conseguirá.

Quanto ao driver correto, não se preocupe. Acesse o site da NVIDIA e procure por driver, Unix, e baixe o arquivo referente ao seu sistema Linux, cuidando só se é 32 ou 64 bits (IA32 ou AMD64/EM64T). A NVIDIA disponibiliza um arquivo único para quase todas suas placas. É muito fácil.

Caso continue tendo problemas, procure neste fórum por "guia de instalação de placas nvidia" ou algo parecido, é um pouco grande, mas muito completo, e vale a pena ser lido, principalmente em casos problemáticos.

Espero ter ajudado, linux é muito bom, não desista nas primeiras tentativas, e depois você não vai mais querer largar! Lembrando que uma boa pesquisada na net resolve seus problemas na maioria das vezes, mas eu sei que como iniciante as coisas parecem nebulosas às vezes...
Abraços...
« Última modificação: Dezembro 14, 2006, 06:55:54 pm por kruger »
Sempron 3000+, Asus K8N4-E, HD SATA Seagate 80 Gb, 512 Mb DDR400, GeForce 6600LE 256 Mb PCI-E, PixelView PlayTV Pro Ultra, CD-RW/DVD LG, DVD-RW LG.

leoluzh

• Hero Member
  • B. Computer Science
    • ShareYourSource
« Responder #2 Online: Dezembro 15, 2006, 10:13:23 am »
Uma maneira mais simples ... inicie seu sistema já no modo failsafe ou ou troque para  init 3 , entre como root

>> su
>> password

>> wget http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/1.0-9631/NVIDIA-Linux-x86-1.0-9631-pkg1.run
>> sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-9631-pkg1.run -q
>> sax2 -m -r 0=nvidia

>> Pronto! ... PS: somente verifique se caso estiver trocado o -m e -r ...
>> O caracter anterior ao igual é digito zero....
« Última modificação: Dezembro 15, 2006, 10:38:16 am por leoluzh »
Get openSuSE !!!

Dove c`è un italiano, c`è una Italia

zaineSLED

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Dezembro 15, 2006, 11:18:15 pm »
 :-[ valeu pela dica Kruger, dei um olhadinha no "guia de instalação de placas nvidia" tentei fazer algumas tutoriais mais não funcionaram!!! talvez esteja fazendo errado mais não desistir...
    Ja instalei todos os pacotes necessarios "gcc", "make" ,"kernel-source" e "xgl". O problema acontece que quando vou para o  modo de texto conforme eu li em alguns tutoriais, e executo o comando "sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-9629-pkg1.run com q e sem o q no final" aparece essa messagem "no such file a directory". Pelo que me parece eu não estou no diretório correto onde esta o driver. Mas como faço para acessar a minha pasta onde esta o driver? Também tentei o seguinte comando onde se encontra o driver da minha placa, /home/fabyojhon e apenas apareceu a seguinte mensagem “is a directory”. Pelo terminal no modo gráfico, quando tento instalar o driver, ele já me mostra o diretório em que estou, tento executar o comando de instalação e aparece uma mensagem numa tela azul dizendo para eu sair do modo gráfico e para o raiz para poder executar, ISSO FOI MAXIMO QUE CONSEQUI ATE AGORA!!!. Bom acredito eu que para eu instalar o driver no modo texto tenho que indica o caminho dele!!!!!! Gostaria apenas de saber de como faço para executar esse comando? e também se estou no caminho correto? sei la, vai que eu to voando.... hehe..
    Fico no aguardo, mais fico grato pelo ajuda que me deram, enquanto isso vou buscar mais informações valeu!!!!

kruger

• Membro
« Responder #4 Online: Dezembro 16, 2006, 12:53:59 am »
Se você já instalou "make", "gcc" e "kernel-source", faz que nem o usuário leoluzh falou, daí não tem erro, mas de qualquer forma, você tem que aprender a executar comandos no modo texto...

Quanto ao pacote "xgl", o ideal é instalá-lo apenas após os seus drivers de vídeo estarem funcionando, portanto recomendo que, para evitar um possível problema, você desinstale ele e volte a instalar após configurar corretamente a placa de vídeo, junto com o compiz. Mas no site da Novell (Suse) existem recomendações para o XGL, desktop 3D, etc, é só procurar, mas isso é outro passo. Primeiro configure corretamente seu driver, depois pense em Desktop 3d (xgl e compiz/beryl).

Outro detalhe: se você baixou o driver do site da NVIDIA, é provável que o arquivo seja "NVIDIA-Linux-x86-1.0-9631-pkg1.run", e não "NVIDIA-Linux-x86-1.0-9629-pkg1.run", portanto, cuide o nome de seu arquivo, pois os tutoriais podem estar ultrapassados. Também não é "q" no final, é "-q".

Para acessar o local onde está seu driver, se for aquele que você escreveu, digite "cd /home/fabyojhon".

Só a título de informação: Após entrar no runlevel 3, e entrar como root, você deve estar no diretório "/root", então se você digitar "cd /" irá para o diretório raiz. Pode digitar "cd home", depois "cd fabyojhon", e daí você estará no seu diretório. Porém pode fazê-lo apenas digitando "cd /home/fabyojhon", não importando onde você esteja.

Outra coisa: no modo gráfico você não consegue instalar o driver, pelo motivo que ele está em uso (não o driver da NVIDIA, mas um, digamos, "quebra-galho"...). Por isso você deve ir ao runlevel 3 ("init 3").

A minha intenção não é apenas dar uma receita de bolo, mas fazê-lo entender o que está fazendo. Qualquer dúvida, poste aqui. Valeu!
« Última modificação: Dezembro 16, 2006, 12:57:39 am por kruger »
Sempron 3000+, Asus K8N4-E, HD SATA Seagate 80 Gb, 512 Mb DDR400, GeForce 6600LE 256 Mb PCI-E, PixelView PlayTV Pro Ultra, CD-RW/DVD LG, DVD-RW LG.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Dezembro 16, 2006, 09:27:35 am »
Como adendo,

Outra coisa: no modo gráfico você não consegue instalar o driver, pelo motivo que ele está em uso (não o driver da NVIDIA, mas um, digamos, "quebra-galho"...). Por isso você deve ir ao runlevel 3 ("init 3").

Não apenas por isso, mas principalmente pelo fato do servidor X estar em execução, e usando o driver que atualmente regula a placa. É possivel instalar o driver em runlevel 5, o problema é que é bem mais trabalhoso do que faze-lo em runlevel 3.

A minha intenção não é apenas dar uma receita de bolo, mas fazê-lo entender o que está fazendo.

Gostei dessa, o legado continua.

zaineSLED, procure antes de sair instalando tudo o que deseja, estudar os fundamentos do Linux, isso vai lhe poupar muitas dores de cabeça. É chato dizer isso, mas antes de se lançar de cabeça no uso do sistema é necessário entende-lo, se não, vc poderá ter falsas impressões sobre o mesmo, pelas dificuldades que enfrentará. Não desista, mas estude antes de usar.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #5 Online: Dezembro 16, 2006, 09:27:35 am »